Veja como usar as redes sociais para o seu evento em 2018

Veja como usar as redes sociais para o seu evento em 2018

As redes sociais são, sem dúvida alguma, poderosas ferramentas para qualquer empresa e, no ramo de eventos, isso não é diferente. As plataformas possibilitam ações tanto antes, durante e depois do acontecimento, gerando ótimos resultados.

Para isso, é preciso entender e saber como usar as redes sociais para eventos, compreendendo as características de cada uma e traçando boas estratégias, e este post ajudará muito nesse sentido. Confira!

Por que as redes sociais para eventos são boas ferramentas?

A internet criou diferentes maneiras de aproximar as empresas de seus públicos. O relacionamento entre marca e cliente se estreitou, permitindo uma comunicação mais eficiente e um maior conhecimento da companhia.

Grande parte desses efeitos são alcançados pelas redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn se tornaram ferramentas essenciais no planejamento dos objetivos das organizações.

Veja, a seguir, alguns dos resultados possíveis pela correta utilização dessas plataformas e como elas podem contribuir para o seu evento:

Permite uma melhor divulgação

A divulgação é muito importante para um evento de sucesso. É necessário investir recursos para conseguir alcançar o público certo. Para isso, o segredo pode estar nas redes sociais.

Com um grande alcance, as plataformas são utilizadas por uma grande parcela da sociedade. É muito difícil encontrar alguém que não esteja presente em pelo menos uma rede social. Então, fazer a divulgação nesse canal é uma grande estratégia — sem contar que você pode criar posts patrocinados, determinando as características do público-alvo.

Gera engajamento dos participantes antes mesmo da data

Com uma boa divulgação, os próprios interessados no evento podem fazer o papel de divulgadores. Na expectativa por uma grande experiência, o compartilhamento de posts, fotos e vídeos é uma boa consequência.

Um maior engajamento do público antes do evento pode atrair ainda mais visitantes e engrandecer seus resultados.

Podem ser usadas para apresentação das atrações

Que tal usar o Facebook para mostrar as atrações do seu grande evento? Essa ação conecta seus potenciais clientes com a marca, aumentando o alcance em sua página.

Além disso, é bem interessante sempre manter postagens frequentes, conquistando a atenção de seus seguidores.

É um ótimo canal para gerar leads

Gerar leads é algo muito importante e, com as redes sociais para eventos, isso se torna possível.

Você pode criar e divulgar chamadas, promoções, sorteios e outras ações, direcionando o enorme público das redes para uma página de conversão, obtendo os dados daquele contato e criando ações posteriores.

Aumenta o engajamento também no momento do evento

No momento do evento, seus participantes desejarão mostrar aos seus amigos e contatos que eles estão ali, participando daquele grande acontecimento.

Com o uso de hashtags, compartilhamento de fotos e vídeos isso pode alcançar um enorme efeito. Seu evento pode ganhar uma grande atenção do público e também da mídia.

Possibilita a divulgação das experiências

Falamos de vantagens da utilização das redes sociais para eventos no pré, durante e agora no pós-acontecimento.

Da mesma forma que as pessoas postarão conteúdo ao vivo, durante o evento, após ele também será uma oportunidade para divulgarem suas experiências, aquilo que elas aprenderam e que ficou marcado na memória.

Por tudo isso, é muito importante criar uma boa utilização das redes sociais. Só assim, esses incríveis resultados serão alcançados.

Mas como alcançar esses efeitos?

É fato que uma mesma empresa utiliza diferentes plataformas para gerar resultados. Porém, deve-se saber que elas não apresentam a mesma utilização, apesar de algumas etapas no planejamento serem semelhantes. É sobre elas que falaremos agora!

Defina seus objetivos

As redes sociais permitem alcançar diferentes objetivos, seja uma maior divulgação do evento, o compartilhamento das experiências, a divulgação em tempo real do acontecimento ou outro resultado esperado.

Para cada objetivo existem ações diferentes que devem ser tomadas pela empresa. Não definir essas conquistas pode fazer com que as estratégias levem a resultados não esperados e desejados.

Portanto, o primeiro passo para uma boa utilização é definir quais são os objetivos que a sua empresa deseja conquistar com as redes sociais para eventos.

Crie metas

Criar metas também é uma ação interessante. Você pode definir, por exemplo, metas para alcance das publicações, engajamento ou cadastros. A criação dessas metas estimula os responsáveis a buscarem melhores resultados, além de criar uma busca pelas ações mais eficientes.

Faça um bom acompanhamento das redes

Não adianta nada criar uma página ou perfil, seja em qualquer rede social, e não manter um bom acompanhamento. Só o fato de ter a sua empresa registrada nas redes não é garantia de sucesso.

É preciso estar presente, criar postagens interessantes, responder aos questionamentos e mostrar ao público que a sua empresa se importa com as opiniões.

Como trabalhar cada rede social?

Como já dissemos, cada plataforma tem uma diferente utilização. Mostraremos, agora, como deve ser a melhor forma de atuar em cada uma delas:

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo. Para se ter uma ideia, segundo dados da própria rede, mensalmente, praticamente a metade da população brasileira, com o total de 204 milhões de habitantes, acessa a plataforma para postar suas experiências.

Por isso, ele se tornou uma ferramenta de ótimo alcance, sendo possível publicar textos, fotos e vídeos. É interessante manter uma boa frequência de postagens, sem exagerar, claro.

Instagram

O Instagram é a rede social voltada para o efeito visual. O seu forte são as imagens! Então, fotos do evento, das atrações e pequenos vídeos são ótimas estratégias.

Aposte em imagens de alta qualidade. Lembre-se de utilizar essa rede para postar conteúdos antes, durante e depois do evento. Você pode mostrar a preparação, fotos dos melhores momentos e, também, a percepção do público.

Twitter

O Twitter já é bem diferente das redes sociais anteriores. Ele é voltado para a comunicação direta com o público.

As hashtags são bastante utilizadas e servem para agrupar postagens sobre um determinado assunto. Uma boa dica é criar uma hashtag do seu evento, com o nome, por exemplo, e incentivar a postagem dela.

LinkedIn

O LinkedIn já tem um foco no mundo empresarial. É uma ótima ideia para conquistar a atenção de outras empresas e mostrar o valor da sua organização.

Você pode mostrar como os eventos marcaram a vida dos visitantes, entregando novas ideias e conhecimentos. Além disso, é possível postar textos, fotos e vídeos.

Portanto, como vimos em nosso artigo, as redes sociais para eventos são ótimas ferramentas. Elas ajudam uma empresa a conquistar grandes resultados! Siga as dicas que fornecemos e crie um bom plano de ação para utilização de cada plataforma listada. Um bom trabalho pode gerar resultados incríveis, aumentando ainda mais os efeitos de seus eventos.

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