Live marketing: sua empresa está preparada o próximo ano?

Live marketing: sua empresa está preparada o próximo ano?

Para você ter uma ideia de como a importância do live marketing é reconhecida, 60% dos empreendedores mantiveram suas ações ou aumentaram o investimento mesmo em período de crise. Nos próximos três anos, essa estatística vai subir para 93%.

Esses números são resultado de um estudo divulgado pela AMPRO — Associação de Marketing Promocional — que entrevistou mais de 150 empresas brasileiras. Sabe por que os gestores acordaram para o marketing ao vivo?

Porque ele permite customizar a comunicação em diferentes canais, atende perfeitamente às necessidades da demanda e promove o engajamento necessário para fidelizar o público-alvo e vender cada vez mais.

Se você quer conhecer outros motivos para abraçar de vez essa ideia, continue a leitura!

Por que investir em live marketing no próximo ano?

Hoje, o consumidor está completamente entretido com celulares e redes sociais. Para ganhar a atenção dele, é preciso ir além do convencional. Isso significa ser mais ousado, criativo, inovador e provocar experiências sensoriais relevantes.

Sendo assim, o live marketing é uma estratégia que se encaixa perfeitamente nessa época em que o cliente quer ser o protagonista da sua própria história. Além disso, as ações acontecem bem pertinho dele, pois se materializam em diversos locais: no ponto de venda, no celular, no computador, na rua etc. 

Esse dinamismo é essencial para dialogar com o seu público. Aquele tempo em que as pessoas desejavam apenas uma oferta que reunisse qualidade e preço bom acabou. Agora, elas querem consumir marcas que investem em relacionamento. Por isso é tão importante criar um vínculo afetivo.

Barrar as campanhas de marketing sempre que o noticiário fala em crise financeira é um erro enorme. Esse é o momento que mais exige inteligência e pensamento estratégico para transformar dificuldades em oportunidades.

Nesse sentido, as ações de live marketing ajudam a fortalecer o relacionamento com o público-alvo em tempo integral, independentemente de sazonalidade. Quem ficar parado jamais vai conseguir ganhar visibilidade. Afinal, as pessoas não deixam de comprar: elas apenas se tornam mais seletivas.

O lema do live marketing é conquistar o cliente de um jeito especial. Dessa forma, ele vai continuar comprando o seu produto e recomendar a sua marca para a família e os amigos. 

Quais as principais vantagens de investir em live marketing?

Certamente, você já deve ter identificado muitas vantagens de adotar o live marketing no seu negócio. Para não restar dúvidas, confira estas:

Variedade de ferramentas

Feiras, ações digitais, estratégias promocionais, ativação de marca e outros recursos podem ser utilizados como ferramentas de live marketing. Ou seja, você possui diferentes opções, cada uma com outras possibilidades para proporcionar uma experiência de compra memorável para o consumidor.

Eficiência na comunicação

Hoje, o mundo real está totalmente conectado com o virtual. Uma forma de tirar proveito disso é integrar campanhas offline e online. Exemplo disso é fazer transmissão ao vivo dos eventos locais para que o público da internet possa interagir com a sua marca também.

Mais criatividade para inovar

A criatividade nunca foi tão importante como agora para atrair um comprador que tem inúmeras opções de escolha. Se você quiser atrair interessados para a sua loja, pode criar uma campanha na qual o usuário ganha um desconto ao clicar em um determinado banner, por exemplo.

Depois de preencher um pré-cadastro, ele se dirige ao ponto de venda, conhece o seu ambiente, interage com os vendedores e fica mais disposto a comprar um produto. Se tem uma coisa que ninguém resiste é ganhar um benefício. 

Experiência no PDV

É possível criar um momento agradável para o seu público dentro do ponto de venda. A Nike é um exemplo de marca que oferece uma experiência de consumo única. Em qualquer loja que o cliente entrar, independentemente da cidade ou país, ele vai encontrar um lugar que incentiva a prática de atividades físicas.

Lá, existem esteiras de corrida para quem quiser testar o tênis escolhido antes de tomar a decisão final da compra. Os vendedores são, praticamente, especialistas em assuntos esportivos. Encantar é o verbo do live marketing.

Anúncios mais direcionados

Como o live marketing interage com o consumidor no mundo físico e virtual, o alcance dos anúncios é bem maior. Isso porque você pode personalizar a divulgação do mesmo evento em diferentes canais de comunicação e fortalecer a identidade visual da sua marca. Assim, é possível atingir uma audiência muito maior.

Satisfação do consumidor

O live marketing entrega o que o cliente quer: experiências em tempo real que mexem com o lado emocional. Com uma estratégia bem elaborada, é possível transmitir empatia, construir um relacionamento duradouro e conquistar engajamento. Tudo isso resulta em mais interação com a sua marca e, consequentemente, mais vendas.

Equipe motivada

Além de promover uma comunicação mais direta com o cliente, o live marketing faz com que a empresa se aproxime também do público interno. O marketing de incentivo é um dos responsáveis por esse feito, uma vez que ele permite motivar os colaboradores de uma forma eficaz.

Quais as tendências em live marketing?

A previsão é que 2018 será um ano de muitos testes para ativação de marcas. Segundo o Event Tech 2017, uma conferência anual que acontece nos Estados Unidos, vamos ter robôs que tiram dúvidas dos usuários e tornam o serviço mais inteligente e personalizado.

Eles serão capazes de conhecer o perfil do público e preparar pratos exclusivos para uma boa experiência gastronômica, por exemplo. A IBM é uma incentivadora, pois está distribuindo kits de robô maker nas escolas para que os alunos aprendam a criar os protótipos.

Isso significa que, futuramente, as aulas de inteligência artificial serão mais comuns do que se imagina. No setor de live marketing, vai ser possível promover eventos mais customizados em que as máquinas podem identificar o que as pessoas querem comer, beber ou sentir.

Sem dúvidas, as experiências ao vivo relacionadas à tecnologia serão muito promissoras. A tendência é que a realidade virtual seja uma opção de entretenimento que pode ser usada também dentro de casa. Afinal, ela possibilita assistir a palestras, shows ou qualquer modalidade de evento.

Outro recurso que vai ser mais explorado é o reconhecimento facial, que está presente em alguns smartphones. Algumas empresas já estão experimentando fazer a substituição dos caixas tradicionais e velhos cartões de crédito por pagamento via reconhecimento do rosto do consumidor.

Como você viu, o fator surpresa sempre será um elemento fundamental do live marketing para encantar as pessoas. Dessa forma, é possível criar uma resposta emocional dentro de cada participante e inspirá-lo a agir. Pense nisso!

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