Confira 8 tendências de marketing digital e como elas influenciam o mercado de eventos!

Confira 8 tendências de marketing digital e como elas influenciam o mercado de eventos!

As estratégias de marketing online estão ajudando muitas empresas a buscarem grandes resultados na aquisição de novos clientes e no aumento do conhecimento da marca. Na organização de eventos, esses recursos também podem ser aplicados e, por isso, é preciso estar atento às tendências de marketing digital e aplicá-las em sua empresa.

Então, para ajudar você nesse desafio, criamos este artigo. Mostraremos tudo o que está em alta e que pode ser utilizado no mercado de eventos. Confira!

1. Segmentação do público

Um recurso muito interessante utilizado no marketing digital é a segmentação do público-alvo. Cada investimento feito pode ser direcionado para as pessoas que apresentam um maior potencial de vendas, otimizando os recursos e buscando melhores resultados.

Por exemplo, se você deseja organizar um evento de proporção regional, não faz muito sentido investir em ações de marketing para todo o país. O melhor a ser feito é focar nas pessoas que terão a possibilidade de comparecer ao local.

Ainda assim, você pode aumentar a sua segmentação do público. Outra opção é o tema do evento. Se o assunto é sobre moda, direcione todos os investimentos da divulgação para profissionais desse setor.

2. Campanhas de e-mail marketing para eventos

Apesar do e-mail marketing ser uma das técnicas mais antigas, ela ainda é considerada como uma das principais tendências de marketing digital. Isso porque ela possui uma bela taxa de conversão, sendo altamente eficiente.

Você pode enviar e-mails para uma lista de contatos em potencial para criar uma expectativa em torno do seu evento, muito antes da data marcada. Quando for chegando próximo à data, a frequência de envios pode aumentar e, assim, cria-se uma maior expectativa em torno do evento.

A campanha de e-mails pode ser totalmente controlada, de forma com que você saiba a taxa de abertura das mensagens e a taxa de clique. Assim, será possível direcionar uma ação específica para cada grupo de pessoas.

3. Divulgação de conteúdo relevante

O mercado mudou bastante nos últimos tempos. Aquelas vendas forçadas perderam espaço e, agora, elas se tornaram consultivas. As empresas devem investir no compartilhamento de informações para atrair clientes e fidelizá-los.

Nesse sentido, criar um blog e divulgar conteúdos relevantes pode fazer toda a diferença no seu negócio. Se tratando de eventos, os conteúdos podem servir para aumentar o interesse do público-alvo.

Na estratégia de e-mail marketing, mostrada no tópico anterior, é muito interessante que você envie os conteúdos produzidos, direcionando os assuntos mais adequados para cada segmentação dos alvos. Dessa forma, você garante uma boa taxa de leitura das mensagens e o engajamento com os conteúdos.

4. Uso de vídeos

Uma das tendências de marketing digital é o uso de vídeos nas estratégias. Esse tipo de mídia possui um ótimo poder de engajar as pessoas e fazer com que elas sejam atraídas, fornecendo seus dados de contato e possibilitando ações futuras.

Um vídeo, além de conseguir mostrar mais informações e detalhes do que uma imagem ou texto, é uma forma de mostrar o profissionalismo do evento, transmitindo o que as pessoas podem esperar dele.

5. Presença nas redes sociais

Definitivamente, as redes sociais são ótimas ferramentas para as empresas. Elas podem usar as plataformas para interagir com o público, mostrar novidades, aumentar o conhecimento da marca e atrair novos clientes. Uma boa presença nas redes pode gerar grandes resultados.

Para o seu evento, as diferentes redes sociais, como Facebook, Instagram e até mesmo o LinkedIn, podem ser usadas para aumentar o interesse na participação. É interessante manter uma boa frequência nas postagens, indicando as atrações do evento.

6. Investimento em anúncios

Se tratando de divulgação online, o investimento em anúncios, pela plataforma do Google Adwords, é uma ótima alternativa. Essa é uma das principais tendências de marketing digital pelo possível alcance das campanhas.

Ao investir em anúncios, suas páginas aparecerão em destaque todas as vezes que alguém utilizar o buscador do Google com uma palavra-chave. Além disso, você pode também criar diferentes tipos de campanha, como display e remarketing, em que seus anúncios aparecerão em páginas relevantes e quem visitou o seu site visualizará suas ofertas.

Ao criar um anúncio, você pode direcioná-lo com características estratégicas do público-alvo, como a região, sexo, faixa etária e interesses. Dessa forma, você otimiza o seu investimento, focando em quem realmente apresenta um potencial para a sua empresa.

7. Campanhas para mobile

Cada vez mais os nossos celulares e outros dispositivos móveis estão ganhando importância dentro do nosso cotidiano. Basta tentar imaginar passar um único dia sem o seu celular. Parece difícil, não é mesmo?

Então, se você quer acompanhar as tendências de marketing digital para a sua empresa, precisa investir em campanhas para os dispositivos móveis. Sempre que criar um tipo de conteúdo, pense em como será a experiência do usuário ao acessá-lo pelo celular.

Criar um ambiente responsivo, aquele que se adapta à tela do seu dispositivo sem perder a qualidade de leitura e usabilidade, é de extrema importância para o sucesso de suas ações.

8. Análise dos resultados

Por fim, uma das principais lições que o marketing digital proporciona é que todas as ações devem ter o seu desempenho acompanhado de perto. Independentemente da estratégia, aplicá-la e não criar uma rotina de medição pode fazer com que você invista errado, desperdiçando tempo e dinheiro.

Por isso, avalie todas as suas aplicações, estratégias e campanhas. Veja o que deu certo, o que deu errado e como melhorar para as próximas vezes. Confira o que o público mais gostou e interagiu e aquilo que não teve o resultado esperado.

Nas redes sociais, veja o engajamento de cada tipo de postagem e tente identificar um padrão no comportamento de seu público. No e-mail marketing, consulte as taxas de abertura das mensagens e procure algo em comum nos e-mails de maior sucesso. Da mesma forma, os anúncios também devem ser avaliados.

Portanto, como vimos em nosso artigo, conhecer e aplicar as principais tendências de marketing digital na organização dos seus eventos pode gerar grandes resultados. As estratégias apresentam um ótimo alcance e um valor de investimento interessante, com um bom retorno.

Para isso, analise cada um dos pontos que listamos e veja como eles podem ser utilizados na sua empresa. Esse trabalho pode transformar o seu negócio e gerar grandes lucros!

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