7 tecnologias para melhorar a experiência dos participantes no seu evento

7 tecnologias para melhorar a experiência dos participantes no seu evento

Cada vez mais as pessoas buscam por experiências melhores e únicas em eventos. Para quem está por trás disso, cabe ficar atento a esse fato, pois ele está inteiramente ligado ao sucesso do acontecimento.  

Por esse motivo, é necessário criar ações diferenciadas que façam o seu evento sair do padrão e proporcionar experiências inesquecíveis. Nesse sentido, a inovação tecnológica surge como uma grande aliada. Com algumas ferramentas, é possível dar um up e tornar o seu evento algo realmente diferenciado. 

Neste artigo, listamos diversos recursos que fazem parte do contexto de tecnologia para eventos. Contamos as suas vantagens e como funcionam. Confira!

1. Realidade Virtual

Há poucos anos, a realidade virtual estava presente apenas em filmes e séries de televisão. Mas, aos poucos, foi chegando às nossas vidas. Podemos dizer que o uso dela em eventos, além de melhorar a experiência daquele momento, pode despertar o interesse em participar dos eventos seguintes.

Existem diversas opções que podem ser utilizadas para trazer à tona esse conceito de realidade virtual. Alguns dos principais são os óculos VR, cabine de vídeos 360º, estações de realidade virtual e conteúdos com QR Code. 

Todas elas trabalham com o mesmo conceito: gerar experiências multissensoriais e que possibilitem viajar por diversos ambientes. Tudo isso dentro do espaço em que o evento está sendo realizado. 

2. Realidade Aumentada 

A realidade aumentada vem sendo utilizada com mais frequência nos eventos devido a sua facilidade de aplicação em smartphones, tablets, telões, estandes e espaços comerciais. 

Uma das formas de fazer isso e inovar em seu evento é utilizar a realidade aumentada por meio de hologramas. Imagine, por exemplo, se em vez de usar a tradicional projeção por tela, o seu evento contasse com hologramas para gerar a sensação de aproximação entre o público e o conteúdo que está sendo transmitido? 

Com certeza, é uma sensação impactante que traz um ar diferenciado para o seu evento, até mesmo pelo grande apelo visual que esse recurso apresenta por utilizar imagens tridimensionais.

3. Uso de drones 

Essa é uma tecnologia que ganhou muita força nos últimos tempos e pode até ser considerada uma forma já tradicional de melhorar a experiência dos participantes do seu evento. O uso dos drones é cada vez maior, inclusive pelo acesso facilitado e pelos vários modelos e prestadores desse serviço que o mercado apresenta. 

O sucesso de um evento normalmente se mede em três fases: o antes, o durante e o depois. Imagine então, após ele ter ocorrido, os participantes terem acesso à imagens capturadas pelo drone com uma qualidade incrível e que façam reviver aqueles bons momentos que tiveram?

Certamente isso é algo que vai agregar muito valor ao seu evento e fortalecer a imagem da sua empresa como um todo, gerando uma excelente publicidade.  

4. Chatbots

Os chatbots prometem substituir a ação humana em determinadas atividades, especialmente aquelas tidas como maçantes e repetitivas. Mas como isso como pode ser considerado uma tecnologia para eventos?  

A primeira resposta é que a inteligência artificial está se ampliando de tal forma que pode se encaixar praticamente em qualquer situação. Qual seria o seu ganho se você tivesse assistentes virtuais à sua disposição para ajudar em determinadas etapas do evento? Isso seria realmente uma “mão na roda”, concorda? 

Por meio dos chatbots, isso é possível e eles podem ser utilizados na parte de atendimento, por exemplo, otimizando assim as suas operações. 

5. Aplicativos

O uso de aplicativos em eventos é uma tendência crescente. Uma das explicações para isso é a grande capacidade de customização que pode ser feita, criando assim apps únicos e com base na demanda do evento. 

Outra explicação é que eles são ferramentas que facilitam o processo interativo entre organizadores e o público. O segredo desse sucesso é o conteúdo, já que, ao alimentar o aplicativo com informações sobre o evento, incluindo textos, vídeos e imagens, você acaba alimentando também o desejo das pessoas em participar, o que ajuda a causar uma expectativa positiva e também a medir como vai ser a receptividade do evento. 

Outro ponto positivo é que o custo é relativamente baixo para uma tecnologia já consolidada, de fácil acesso e de simples manuseio. 

6. Estações de Recarga 

Já que falamos em aplicativos, sabemos que o uso deles muitas vezes consomem bastante a bateria dos telefones celulares. Sendo assim, corre-se o risco de ficar sem bateria em pleno evento. Mas como a tecnologia apresenta sempre uma solução, uma saída para isso é instalar estações de recarga no ambiente em que a festa está acontecendo. 

É fato que esse componente agrega muito valor ao evento e será muito bem visto pelos participantes, até mesmo por “salvar a vida” de muitos deles que precisam do aparelho celular carregado. 

Quanto a segurança da instalação, já existem diversas empresas capacitadas para fazê-la da melhor forma possível, garantindo que isso não venha trazer problemas para você e que essa instalação tenha um conceito moderno (e não seja um emaranhado de fios). 

7. Wearables

Que tal utilizar a tecnologia como uma peça de vestuário em seu evento? É exatamente isso que os wearables possibilitam. Eles são, basicamente, dispositivos tecnológicos que podem ser usados como algo “vestível” (pulseiras e relógios são excelentes exemplos). 

Outro aspecto importante é que, além deles melhorarem a experiência dos participantes, também facilitam a gestão do seu evento. Você sabe que alguns pontos podem se tornar críticos se não forem bem organizados como o credenciamento e entrada.

Os wearables facilitam tudo isso e reúnem rapidamente diversas informações sobre o ambiente (uma espécie de mapeamento) e repassam aos gestores do evento. 

Tudo isso contribui para você ter um evento sem maiores problemas, o que por si só é uma grande vantagem. Com essa e as outras ferramentas de tecnologia para eventos mencionadas no texto, é possível  elaborar um panorama de como utilizá-las ao seu favor e melhorar a experiência dos participantes. 

Vale lembrar que sempre é uma boa opção contar com a ajuda de uma empresa especializada para fazer uso do live marketing com sucesso em seus eventos. 

Interessante esse assunto, não é? Que tal compartilhar esse artigo nas redes sociais e dar a chance de outras pessoas aprenderem mais sobre esse tema? Contamos com você na missão de expandir o conhecimento. Vamos lá!

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